OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Dicas para não desistir de emagrecer

Dicas para não desistir de emagrecer

O peso incomoda e marcamos um dia para começar o emagrecimento, geralmente é nas segundas ou “amanhã” o primeiro dia até que vai bem, meio sofrido mas lembramos a todo momento que é por um bom motivo.
Mas dai chega o segundo dia, o terceiro e a vontade de se manter firme é excassa ou nem existe mais.
Pra que isso não aconteça e você tenha sucesso em seu emagrecimento trago algumas dicas para se manter e NÃO desistir de emagrecer.
A dieta ideal. Escolha uma dieta que combine com a sua personalidade, gostos alimentares e estilo de vida – será meio caminho andado para o sucesso. Não adianta pegar um cardapio onde tem certinho o que tem que comer se odeia rotina, ira acabar deixando de lado.
Acompanhamento do nutricionista: Se tem dificuldades em manter uma dieta, uma boa opção é passar a ser seguido por um nutricionista. Se tiver alguém a quem mostrar resultados, estará certamente mais motivado para não desistir da dieta.
Anote: Ter um Diário alimentar é um dos melhores métodos para manter uma dieta sem qualquer acompanhamento profissional. Anote tudo aquilo que come e bebe diariamente, juntamente com as respectivas calorias – com este registo detalhado será mais fácil verificar onde estão as suas fraquezas e os seus pontos fortes no que toca à alimentação, assim como monitorizar os sucessos e melhorar as áreas de maior tentação.
Estabeleça metas e comemore os  sucessos: Seja realista e defina metas que poderá cumprir. A dica é a cada 5kgs eliminados ou ate menos. Assim fica mais facil de ver os resultados e ira se sentir mais motivada a continuar no processo de emagrecimento.
Longe das tentações: Um dos principais motivos responsáveis pela desistência de uma dieta é não conseguir dizer não às tentações alimentares que nos rodeiam. Livre-se de tudo o que é doce, gorduroso e altamente calórico,recheando a geladeira e a dispensa com alternativas saudáveis e baixas em calorias. Se não tiver à sua beira as guloseimas que têm minado as suas dietas anteriores, vai evitar cair em tentação e será mais fácil manter o seu caminho rumo ao emagrecimento.
Visualize o atual e a recompensa. A visualização é uma das melhores formas de atingir objectivos, por isso, separe uma fotografia de como você está agora e outra com uma imagem de algo aproximadamente de como quer ficar, de alguem que lhe inspira, ou de uma roupa que quer vestir Para além de ser um lembrete diário e uma motivação extra para continuar a cumprir a dieta, mostra-lhe que os resultados finais estão à sua frente, é apenas uma questão de trabalhar para os alcançar!
Privação Não: O maior inimigo de uma dieta bem sucedida é a privação total, ou seja, deve permitir-se um pequeno prazer ao longo de toda a duração da dieta. Pode ser um doce, uma bebida, uma massa – seja o que for, é importante ter algo do qual possa desfrutar diária ou semanalmente e que o ajude a pensar que vale a pena todo o resto.
Aprenda a comer fora. Muitas pessoas parecem não ter qualquer tipo de problema em manter a dieta quando comem em casa, mas quando chega a altura de almoçar ou jantar fora, “estragam” tudo. Não é difícil manter a dieta quando se come fora, é apenas uma questão de bom senso: aprenda a fazê-lo correctamente e verá que não tem de abdicar de sair só por causa da dieta. No entanto, se este é um problema recorrente, evite, durante uns tempos, o almoço semanal com os colegas de escritório ou a pizza de domingo à noite com a familia.
Não desista. Só porque na noite anterior foi a um jantar de aniversário e cometeu alguns excessos não quer dizer que tem de dar por terminada a dieta! Desistir é fácil, o difícil é voltar à dieta logo no dia seguinte. Os deslizes acontecem e não são sinal de fracasso, são apenas um sinal que tem de se esforçar para continuar em frente. Abusou? Recompense no(s) dia(s) seguinte(s).
Não passe fome. Fazer uma dieta e conseguir alcançar a perda de peso desejada não implica que tenha de passar fome – se o fizer, não está a seguir uma dieta alimentar saudável. Existem muitas maneiras de emagrecer sem passar fome, por isso, saiba fazer uma dieta inteligente, que não o deixe fisicamente debilitado e com vontade de desistir de imediato.
Quebre a monotonia à mesa. Estar de dieta não quer dizer comer as mesmas comidas desenxabidas todos os dias – aproveite esta altura para comprar um livro de alimentação saudável ou pesquisar algumas receitas novas, aprenda diferentes formas de cozinhar legumes, tempere os alimentos com mais ervas aromáticas e menos sal, faça de cada refeição um verdadeiro banquete de cores e aromas irresistíveis.
Apoio emocional. Em termos de apoio alimentar, está por sua conta, ou seja, está nas suas mãos aquilo que mete à boca. Embora seguir uma dieta, com a esperança de ser bem-sucedido, não seja tarefa fácil, pode tornar-se mais agradável e até divertido se tiver um amigo ou familiar a acompanhá-lo. Para além de se poderem motivar mutuamente, estarão presentes um para o outro nos bons e nos maus momentos. Em alternativa, procure apoio emocional em blogs ou sites de dietas.
Mantenha-se ocupado. É mais fácil pensar na comida e na dieta – e consequentemente ceder às tentações – se não estiver ocupado, por isso, mantenha-se entretido, de preferência com alguma actividade física. Ao incluir o exercício físico no seu dia-a-dia irá não só auxiliar a perda de peso, como sentir-se-á mais motivado para seguir uma deita alimentar saudável… e é uma excelente maneira de ocupar o tempo!
E não se esqueça: NUNCA desista de você!
 
http://blogosferalight.com.br/blog/2011/11/dicas-para-nao-desistir-de-emagrecer/ 





Dicas

Dicas valiosissímas para fazer a sua dieta ficar mais fácil!!!Com estas dicas, seguir o cardápio light vira uma moleza , mesmo quem já conseguiu vencer a balança pena com ela: sdd, ou síndrome do desânimo na dieta. Os sintomas são preguiça de preparar um lanchinho light e bem gostoso, palpitações na frente de uma confeitaria e tremedeira na hora de montar o prato num restaurante por quilo.

Brincadeiras à parte, tem hora que a gente tem vontade de dormir na hora do almoço só para evitar certas situações (como uma bancada cheia de sobremesas transbordando calorias). O jeito, então, é simplificar nossa vida.

É verdade que cada um acaba encontrando um caminho. E o que vale é você ir por ele numa boa. Mas, às vezes, a rota anda meio cheia de desvios e um mapinha pode ajudar. Abaixo algumas pistas para chegar mais depressa no seu objetivo. Tomara que elas facilitem um pouco a sua jornada rumo ao peso ideal.

Saiba o que pode ser ingerido os cardápios são referência para o que pode ou não pode ser ingerido. Conhecendo bem as refeições e os alimentos que as compõem, fica fácil fazer a escolha. Mesmo que, em determinado dia, não seja possível seguir religiosamente o que foi determinado. Conhecer os alimentos e os tamanhos das porções é fundamental para ter uma segunda alternativa quando não há as opções descritas no cardápio.

Troque o proibido pelo permitido: uma dieta bem elaborada permite a ingestão de pequenos lanches entre as refeições principais . Dessa maneira, irá se alimentar a cada 3 horas. Entretanto, é necessário trocar a barrinha de chocolate pela fruta menos calórica. Permita-se experimentar novos sabores. Uma dieta equilibrada deve conter frutas, legumes e verduras. Se você não tem o hábito de ingerir esses alimentos, está na hora de se propor a melhorar.

Faça compras saudáveis: na hora da compra do supermercado, vá com uma lista em mãos. Não se permita a comprar doces, salgadinhos, queijos calóricos. O pior erro é fazer a própria armadilha.

Não dê chances para desistir: escorregões nas primeiras semanas da dieta são comuns. Entretanto, eles não podem ser desculpa para maiores exageros ou desistência do objetivo de emagrecer. Exagerou? Volte em seguida à alimentação proposta para que elimine peso. Não precisa esperar a segunda-feira para fazer isso. Se exagerou no almoço, volte a controlar a alimentação no mesmo dia.

Saiba quais locais freqüentar: selecionar os lugares onde oferecem alimentos mais saudáveis é fundamental para manter-se firme na dieta. Se há as opções mais tentadoras, controle-se. Opte sempre pela opção mais saudável e que trará o resultado esperado. Além disso, saber onde se alimentar é fundamental para propor um local de encontro com os amigos e com a família.

Organize a geladeira e despensa: deixar visível os alimentos calóricos e, ao mesmo tempo, os preferidos é uma isca para sair da dieta quando a fome, a ansiedade, o nervosismo, a briga com o namorado, a pressão no trabalho aparecer. Antes de começar a dieta, faça uma faxina na geladeira e na despensa. Deixe-as o mais saudável possível. Se você convive com outras pessoas, faça um cantinho só seu. Se estiver com fome, não fuce no lugar alheio. Busque os seus alimentos saudáveis.

Converse com seus amigos: fale a eles sobre a sua nova decisão de emagrecer. Mostre a importância que isso tem para você. Assim, quando forem sair ou se encontrar, será mais fácil deles entenderem e optarem por um barzinho ou restaurante que você indicar. Fazer dieta não é sinônimo de exclusão social. Mas é preciso ter ajuda e entendimento para que possa manter-se firme no que é proposto. E, é claro, mostre a eles que você está determinado a alcançar o seu objetivo.

Busque se informar: quanto mais você ler sobre alimentação saudável, a importância e os benefícios que ela traz para o corpo, mais fácil será manter-se firme na dieta para atingir o peso desejado. E perceberá que, apesar do fator estético ser a principal causa citada por quem quer emagrecer, a boa saúde e a melhor qualidade de vida são objetivos muito maiores- e mais importantes - de serem alcançados.

Estipule diversas metas: durante o processo de emagrecimento é importante colocar pequenas metas . Se o objetivo é emagrecer 20 quilos, comece estipulando a eliminação de 5 quilos. Conforme for avançando, perceberá que é possível atingir a meta final, além de se estimular a cada pequeno objetivo alcançado.

Mude o foco: quando a vontade de comer aquele doce ou de atacar a geladeira não sai da cabeça, é hora de mudar o foco. Desvie a atenção da comida. Faça alguma outra atividade. Leia um livro, assista a um filme ou programa, faça caminhadas, arrume a casa, o escritório ou faça uma faxina na sua caixa de emails. Dessa maneira, ocupará a mente e, quando perceber, estará na hora de fazer a próxima refeição.

Fonte:Dieta e Saude
Receitas Para Emagrecer Tudo sobre Receitas Para Emagrecer: receitas, receita para emagrecer, dieta, cirurgia plástica, dicas, truques, alimentação, celulite, exercícios, livros, obesidade, mitos e verdades, operação bariátrica, programas de emagrecimento, receitas light, remédios, reportagens, roupas que emagrecem, tabela de calorias, tratamentos estéticos, emagrecer com saúde, dietas para emagrecer, dieta de emagrecimento, receitas e muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário