OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 20 de novembro de 2011

Segunda-Feira: Dia Nacional de Início da Dieta…

Segunda-Feira: Dia Nacional de Início da Dieta…

Alguém contesta o fato que geralmente as pessoas se programam para começar (ou re-começar dependendo do caso) a dieta/reeducação alimentar na Segunda-Feira?!…. E em geral, as pessoas se matam de comer no final de semana como uma despedida daquela vida de “delícias” que ela irá ‘perder’ ao iniciar a dieta, já viram essa cena em algum lugar?

Isso com certeza é um começo não bem pensado, porque afinal de contas você não está perdendo nada da vida de delícias, você simplesmente está alterando a forma como vê a comida, e mudando sua relação com a mesma. Ela não é um monstro, mas também não é a salvação de todos os problemas, assim como a magreza também não o é…

De qualquer forma, além de “Pensamento Gordo” se manifesta, o que eu vejo como o grande problema é que algumas pessoas começam a dieta na segunda e desistem na terça, ou no máximo na quarta (já passaram por algo assim?!), e ficam neste ciclo às vezes por um tempo longo demais, sem nenhum resultado positivo….

Quando eu escrevo tudo isso, me vejo em cada linha e percebo como eu tenho feito tudo errado, e o quanto faço mal a mim mesma agindo de forma tão “idiota”! Quando olho para trás vejo como a auto-sabotagem me persegue, e eu sempre desisto e paro, por mais que eu esteja me sentindo bem. Não faz o menor sentido, eu sei ser racional mas infelizmente não é em todos os momentos que sou assim ligada na razão…

Mas acontece que hoje, eu não entrei na onda de “segunda o dia nacional de início de dieta”, porque eu estou ansiosa, e nervosa, e compulsiva, e coisas do gênero, achei melhor não me submter a mais uma pressão… Mas realmente constatei as coisas que disse acima, quem sabe depois do dia 02/Junho eu volte a pensar em dieta, por enquanto — vivo um dia de cada vez.

 http://mahmind.com/2009/05/segunda-feira-dia-nacional-de-inicio-da-dieta/

Segunda é dia de dieta

Divulgação Nestlé
Segunda-feira é o dia mundial da dieta. Pelo menos para a maioria das mulheres, que estão sempre preocupadas em perder uns quilinhos.
Por isso, a dica de hoje do blog é uma salada de acelga, com uma combinação de molho de iogurte natural. Particularmente, adoro esse molho, que combina com folhas verdes não amargas (rúcula, agrião ..). É leve, refrescante, pouco calórico e vai bem com alface (de todos os tipos: americana, crespa, lisa etc) e acelga.
Além do hortelã, recomendado pela Nestlé, de onde vem essa receita, me atrevo a recomendar a adição de manjericão fresco e um pouquinho de molho shoyo ao molho. Fica uma delícia.
Ah! Se sobrar molho, você pode guardar na geladeira por até dois dias.

Ingredientes

Salada
1 maço de acelga
1 cenoura cortada em tirinhas finas
4 colheres (sopa) de azeitonas pretas em rodelas

Molho
1 pote de iogurte natural integral
2 colheres (sopa) de folhas de hortelã picadas
Meia colher (chá) de fondor

Preparo
Salada
_ Em uma travessa, coloque a acelga com a cenoura e a azeitona preta. Reserve.
Molho
_ Misture bem os ingredientes e coloque em cima da salada

Rendimento: 5 porções
http://wp.clicrbs.com.br/livrodereceitasdodiario/2011/11/14/segunda-e-dia-de-dieta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário