OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 20 de novembro de 2011

A LEI DA ATRAÇÃO E O EMAGRECIMENTO

A LEI DA ATRAÇÃO E O EMAGRECIMENTO

Por: Dr. José Rui Bianchi

Ao ler o livro “O SEGREDO” de Rhonda Byrne, deparei com o processo criativo para aqueles que estão acima do peso e querem emagrecer

Para quem não leu, “O Segredo” é a LEI DA ATRAÇÃO: Tudo que entra em sua vida é você quem atrai, por meio das imagens que mantém em sua mente. É o que está pensando. Cada um atrai para si o que estiver se passando em sua mente.
Assim, todos são criadores, e existe um processo fácil de criar usando a lei da atração. O que se pensa influi no Universo e por intermédio de pessoas, circunstâncias e acontecimentos inicia-se a realização daquele desejo. O processo criativo se resume em três passos:
item
1. Pedir com toda certeza o que quer, sem qualquer resquício de dúvida;
2. Acreditar com fé absoluta e incondicional. Pensar no que pediu como já obtido;
3. Receber, sentindo-se feliz como se você já tivesse recebido.
“Pense em todas as coisas perfeitas de você. Com isso você entra na freqüência de seu peso perfeito, e atrai perfeição.”
Quando se sente como já tendo agora o que deseja, a sensação é tão real que é como se já o tivesse, e acreditando que recebeu, receberá. Uma ação pode implicar para a mente um “trabalho”, sair da zona de conforto, mas uma ação inspirada num desejo sincero e honesto não dará sensação de trabalho.
Para aplicar a “Lei da Atração” na perda de peso há que se considerar:
- tirar da mente a idéia de perder peso, isso atrai cada vez mais a necessidade de perder mais peso;
- A condição de estar acima do peso foi criada pelo pensamento. São “pensamentos obesos”, quer esteja consciente disso ou não;
- Pensar que a tiróide é lenta, que o metabolismo é lento ou que tem um biótipo hereditário não passam de disfarces para os “pensamentos obesos”. Quem aceitar para si uma dessas condições, e acreditar nisso, ela se transformará em realidade própria, e continuará a atrair o excesso de peso;
- Crer que a comida é responsável pelo aumento de peso é uma crença desfavorável. O engordar é efeito dos pensamentos e fará a comida engordar;
É preciso esquecer todos esses pensamentos limitadores. Para emagrecer segundo a “Lei da Atração” siga os seguintes passos:

1 – Estabeleça o peso que quer para ter um corpo ideal. Visualize sua imagem ao chegar àquele peso. Para facilitar pode usar fotos de quando tinha aquele corpo. Esse passo corresponde ao PEDIR.

2 –
Acredite que vai conseguir, e que o seu peso já é o que pediu. Você tem que imaginar, agir como, simular que tem aquele peso. Veja-se como recebendo o peso que quer e sinta isso. Admire e elogie pessoas que tenham seu modelo de corpo perfeito. Fique perto delas e compartilhe aquela sensação, você estará atraindo isso para si. Não preste atenção nas pessoas acima do peso. Esse é o passo do ACREDITAR.

3 – Sinta-se bem com você, com seu corpo, para atrair o peso que quer. Louve e abençoe cada centímetro quadrado de seu corpo. Pense em todas as coisas perfeitas de você. Com isso você entra na freqüência de seu peso perfeito, e atrai perfeição. Esse é o passo de RECEBER.
Concluo esta matéria dizendo que já apresentamos muitos fatores que a ciência tem estudado sobre a obesidade e o emagrecimento, como calorias ingeridas, metabolismo, índice glicêmico dos alimentos, hormônios e tantos outros fatores, que fica trabalhoso mudar essas crenças para aplicar a Lei da Atração, mas acho que vale a pena tentar.

Fonte: Site “CyberDiet”
Coluna assinada por:
Dr. José Rui Bianchi
Médico psiquiatra e Autor do livro
"Emagrecer também é Marketing" - DVS Editora
http://agoraoununca-light.blogspot.com/search/label/Artigos?updated-max=2009-04-11T07:20:00-07:00&max-results=20

Nenhum comentário:

Postar um comentário