OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

20 passos para emagrecer com saúde


20 passos para emagrecer com saúde

Postado por Rosângela
 
Se o problema são os quilinhos a mais apontados na balança, aprenda que com disciplina e disposição, bons resultados começam a aparecer logo no primeiro mês.

1. Pratique atividades físicas por 1h. Essa é a duração mínima do exercício para que as reservas de gordura comecem a ser utilizadas pelo organismo. No início, apenas caminhe ou intercale trotes e caminhadas, mas mantenha-se ativa.

2. Aumente consumo de água. Manter a hidratação adequada ajuda na eliminação de toxinas pelo organismo.

3. Nos lanches, troque salgados e biscoitos por frutas.

4. Exclua calorias vazias como balas, chicletes e refrigerantes.

5. Substitua frituras por preparações assadas, cozidas ou grelhadas.

6. Evite gorduras (frituras, carnes gordurosas, maionese, creme de leite) que são alimentos de alta densidade energética, ou seja, oferecem muita energia mesmo em pequenas porções

7. Comece as refeições principais com saladas ou vegetais no vapor.

8. Reduza gradativamente o tamanho das porções de alimentos consumidos.

9. Aumente o consumo de alimentos com fibras, que oferecem mais saciedade.

10. Dê prioridade às frutas, verduras e legumes, alimentos que são ricos em vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos, oferecendo nutrientes essenciais para manter o equilíbrio corporal.

11. Para perder gordura localizada, ative a área em que ela se encontra. No caso do abdome, por exemplo, faça abdominais e fortaleça a região, os músculos. Para que eles se regenerem, precisarão de energia e vão começar a metabolizar as reservas.

12. Quanto maior o uso das reservas energéticas, maior é o gasto calórico final e, consequentemente, há mais emagrecimento.

13. Nunca fique mais do que 4h sem comer, mesmo que seu organismo não tenha dado sinal de fome. Períodos prolongados sem comer só farão você devorar tudo que estiver na geladeira na próxima refeição.

14. Lembre-se de que quanto mais próxima do peso adequado, mais difícil é chegar nele, pois o corpo sempre preserva uma reserva de energia para “emergências”.

15. Evite consumir os mesmos alimentos todos os dias, mesmo que sejam saudáveis. É o princípio do equilíbrio de nutrientes.

16. Planeje uma dieta com os ingredientes certos – e combinações corretas entre eles.

17. Tenha em mente que a taxa de calorias que o corpo queima em repouso (metabolismo basal) cai de 2% a 3% a cada década, principalmente por conta da perda de músculos. Impeça a perda de músculos com treinos de força em qualquer idade, sempre tomando precauções para não se lesionar.

18. O que faz a pessoa sentir mais fome é o aumento dos músculos. Durante o treinamento, algumas fibras musculares sofrem rupturas e, no período de repouso, acontece a reconstrução dessas estruturas. Esse é o momento em que o organismo gasta muita energia para recompor a fibra muscular.

19. Pense que cortar 300 Kcal por dia não deixará você com fome e proporcionará emagrecimento mais rápido.

20. Saiba que o corpo funciona à base de glicose, só que o estoque de energia do organismo é a gordura. Então, quando não existe mais glicose para ser queimada, o corpo precisa encontrar outra fonte de energia para se manter em movimento. É nesse momento que as células de gordura começam a sofrer quebras e reações químicas, até se transformarem, depois de várias etapas, em glicose e, assim, serem absorvidas pelo corpo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário