20 passos para emagrecer com saúde
Se o problema são os quilinhos a mais apontados na balança, aprenda que com disciplina e disposição, bons resultados começam a aparecer logo no primeiro mês.
1. Pratique atividades físicas por 1h. Essa é a duração mínima do exercício para que as reservas de gordura comecem a ser utilizadas pelo organismo. No início, apenas caminhe ou intercale trotes e caminhadas, mas mantenha-se ativa.
2. Aumente consumo de água. Manter a hidratação adequada ajuda na eliminação de toxinas pelo organismo.
3. Nos lanches, troque salgados e biscoitos por frutas.
4. Exclua calorias vazias como balas, chicletes e refrigerantes.
5. Substitua frituras por preparações assadas, cozidas ou grelhadas.
6. Evite gorduras (frituras, carnes gordurosas, maionese, creme de leite) que são alimentos de alta densidade energética, ou seja, oferecem muita energia mesmo em pequenas porções
7. Comece as refeições principais com saladas ou vegetais no vapor.
8. Reduza gradativamente o tamanho das porções de alimentos consumidos.
9. Aumente o consumo de alimentos com fibras, que oferecem mais saciedade.
10. Dê prioridade às frutas, verduras e legumes, alimentos que são ricos em vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos, oferecendo nutrientes essenciais para manter o equilíbrio corporal.
11. Para perder gordura localizada, ative a área em que ela se encontra. No caso do abdome, por exemplo, faça abdominais e fortaleça a região, os músculos. Para que eles se regenerem, precisarão de energia e vão começar a metabolizar as reservas.
12. Quanto maior o uso das reservas energéticas, maior é o gasto calórico final e, consequentemente, há mais emagrecimento.
13. Nunca fique mais do que 4h sem comer, mesmo que seu organismo não tenha dado sinal de fome. Períodos prolongados sem comer só farão você devorar tudo que estiver na geladeira na próxima refeição.
14. Lembre-se de que quanto mais próxima do peso adequado, mais difícil é chegar nele, pois o corpo sempre preserva uma reserva de energia para “emergências”.
15. Evite consumir os mesmos alimentos todos os dias, mesmo que sejam saudáveis. É o princípio do equilíbrio de nutrientes.
16. Planeje uma dieta com os ingredientes certos – e combinações corretas entre eles.
17. Tenha em mente que a taxa de calorias que o corpo queima em repouso (metabolismo basal) cai de 2% a 3% a cada década, principalmente por conta da perda de músculos. Impeça a perda de músculos com treinos de força em qualquer idade, sempre tomando precauções para não se lesionar.
18. O que faz a pessoa sentir mais fome é o aumento dos músculos. Durante o treinamento, algumas fibras musculares sofrem rupturas e, no período de repouso, acontece a reconstrução dessas estruturas. Esse é o momento em que o organismo gasta muita energia para recompor a fibra muscular.
19. Pense que cortar 300 Kcal por dia não deixará você com fome e proporcionará emagrecimento mais rápido.
20. Saiba que o corpo funciona à base de glicose, só que o estoque de energia do organismo é a gordura. Então, quando não existe mais glicose para ser queimada, o corpo precisa encontrar outra fonte de energia para se manter em movimento. É nesse momento que as células de gordura começam a sofrer quebras e reações químicas, até se transformarem, depois de várias etapas, em glicose e, assim, serem absorvidas pelo corpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário