OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Mudar faz bem!

Mudar faz bem!

 Cansaço mental, indecisão, várias complicações na saúde física e desinteresse são sinais de que é preciso mudar de atitude, e rápido.
  Nossa “sorte” é um reflexo da nossa personalidade, hábitos e ambiente em que vivemos. Quando as coisas começam a dar errado é um sinal que devemos mudar a rotina, opiniões, as vezes até de casa ou cidade dependendo de como nos sentimos!  Não adianta ficar resignado com a saúde ruim,  insatisfeito com a vida e colocar a culpa no mundo cruel.
Aqui vão algumas dicas para estimular a mudança e facilitar o processo para quem anda precisando de novos ares:
    Mudanças!
  1. Mude o visual: Não há nada mais eficaz para elevar uma auto-estima caída que uma mudança no visual, não precisa ser nada radical, mas mudar a cor do cabelo, fazer as unhas daquela cor que você nunca teve coragem, e até mesmo usar aquela saia estampada que você sempre amou mais nunca tirou do armário por medo de críticas.
  2. Faça trocas saudáveis: Troque a maionese por molho de iogurte temperado com ervas, o leite integral por desnatado ou de soja e as muitas latinhas de cerveja por uma taça de vinho, troque o pacote de tv paga por um pacote de aulas de música, artes, ginástica o que você preferir mas que envolva experimentação e afaste o tédio!
  3. Mude de opinião: Ser restritivo e radical prejudica a sua saúde, repense sobre o que você não gosta, não aceita, não suporta e abra a mente para o novo, muitas vezes o que rejeitamos poderia acrescentar e muito em nossas vidas, mesmo que, apenas como informação ou uma nova forma de lidar com aquilo.  
  4. Pratique o desapego: Deixe ir! Pare de vez de remoer assuntos do passado, guardar objetos quebrados porque tem valor sentimental, acumular roupas que você não usa há anos,  excessos, relações doentias, abra mão de tudo o que está estagnado na sua vida para que ela possa seguir em frente!  
  5. Mude de endereço: O lugar onde você vive pode estar intimamente ligado aos problemas que você tem, se nunca reparou que ganhou vários quilos depois que se mudou para aquele prédio ao lado da pizzaria pense nisso! Pessoas que vivem perto de parques e vias com espaço para correr costumam se exercitar mais do que as que não moram. Se seus problemas com a vizinhança, o barulho, o trânsito andam graves,  procure um novo lar! De preferência perto do trabalho e com uma vizinhança bem tranquila! Se sua cidade não existe mercado para o seu tipo de trabalho ou espaço para seu estilo de vida, procure uma cidade que tenha sua cara! Não fique sofrendo na cidade natal só para estar perto da família.
  6. Experimente o novo: Comida japonesa, nunca comeu? Prove! Praticar corrida nunca passou pela sua cabeça? Tente! Nunca foi ao cinema sozinho? Vá e descubra que é muito bom! Pense melhor antes de dizer não as oportunidades só porque “nunca provei”,” nunca fiz”, “não conheço” etc…
  7. Mude de emprego: Se você está insatisfeito com seu trabalho, ou deseja algo diferente, não hesite em procurar um novo emprego que ofereça melhores oportunidades que o anterior, ou até mesmo em mudar completamente de área.  Só é possivel estar satisfeito em um emprego quando ele proporciona prazer, remuneração adequada, perspectiva de crescimento e qualidade de vida.
Se as mudanças que você precisa são mais graves e urgentes, faça uma lista de tudo o que você gosta e uma de tudo o que você não gosta em você e na sua vida. Pode parecer bobo, mas com as duas listas nas mãos ficará muito mais fácil observar e identificar os problemas mais urgentes e criar soluções para eles.
É claro que ninguém espera que mudemos de uma só vez, mas aos poucos e com foco em mais saúde, qualidade de vida e maior satisfação pessoal, vale a pena tentar não é mesmo?


15 Dicas Para Viver Mais e Melhor

Adicione a sua rotina hábitos que previnem  doenças e aumentam a qualidade de vida, cuidados simples como alimentar-se bem e espreguiçar-se podem ser seu passaporte para longe das doenças cardiovasculares e do cancer, colocar em prática esses hábitos é assumir o controle da sua saúde e para facilitar essa tarefa aí vão algumas dicas:
  1. Respeite os chamados do corpo:  Não segure o xixi ou deixe de beber água quando sentir vontade, no dia-a-dia corrido que levamos é comum ignorar a vontade de ir ao banheiro e beber água, e isso aumenta o risco de infecções do trato urinário como cistites e infecções de bexiga além de favorecer a prisão de ventre.
  2. Alimente-se bem:  Alimentar-se bem consiste praticamente em comer 5 ou 6 porções de frutas e vegetais por dia, consumir diáriamente grãos integrais e leguminosas e beber de 1,5 a 2 litros de água.
  3. Fracione sua dieta:  Troque refeições abundantes por 5 pequenas refeições ao longo do dia, isso faz com que seu cérebro entenda que você está recebendo excesso de comida e não estoque gordura ou produza cortisol o hormônio responsável pelo estresse.
  4. Faça exercício físico:  O ponto chave dos exercícios físicos é a regularidade, não adianta nada para sua saúde ser um atleta de final de semana. Para obter benefícios reais com a atividade física ela deve ser praticada no mínimo 3 vezes por semana, para prevenir doenças cardiovasculares prefira os exercícios aeróbicos como andar de bicicleta, correr, caminhar, nadar e para prevenir a osteoporose o ideal é a musculação. Se você detesta musculação existem opções como boxe, ioga, hidroginástica e pilates.
  5. Recupere o sono:  Dormir mal afeta o humor, o raciocínio e a capacidade de tomar decisões, se você tem dormido mal precisa observar o porque, veja se seu colchão é adequado, se seu quarto está escuro ou tranquilo o suficiente, se você está tomando muito café perto da hora de deitar, descubra e faça os ajustes necessários. Se o problema persistir procure um especialista.
  6. Estique-se: Tente se espreguiçar antes de sair da cama, depois de horas de imobilidade durante o sono  nada melhor para acordar os músculos, ativar a circulação e prevenir lesões.
  7. Escove os dentes: Existe a crença de que basta escovar os dentes após as maiores refeições, isso não é suficiente para fazer uma boa higiene bucal e prevenir prejuízos a longo prazo. Escove os dentes sempre que comer algo, ou coma uma maçã se não tiver como escovar os dentes. Use sempre que possível o fio dental e visite o dentista a cada seis meses ou sempre que detectar alguma alteração.
  8. Controle o peso:  Manter o peso estável é uma maneira de prevenir doenças como a diabetes e a hipertensão além de evitar o efeito sanfona.
  9. Faça checkups médicos:  Fazer consultas médicas periódicas detecta doenças silenciosas no início, os diagnósticos precoces permitem tratamento e cura de doenças aparentemente sem sintomas. Por exemplo, quem faz o exame papanicolau todo ano reduz em 90% o risco de câncer de colo de útero. Uma consulta anual ao clínico geral e ao ginecologista são o mínimo.
  10. Faça silêncio:  Fazer alguns minutos de silêncio todos os dias pode aliviar as tensões, a ansiedade, a insônia e as doenças relacionadas ao estresse. Se você tiver o perfil zen, pode optar pela meditação, vá para um lugar sossegado, feche os olhos, sente-se com a coluna ereta e e observe sua respiração sem tentar controla-la, faça por 5 minutos e aumente o tempo gradativamente. Se você não tem o perfil, ficar paradinho de olhos fechados e relaxar já é o suficiente.
  11. Intensifique: Para dar conta do dia-a-dia muitas vezes ligamos o piloto automático e nos esquecemos de viver de fato, para recuperar a intensidade e o calor da vida é preciso praticar o pensamento, explorar os sentidos sem querer traduzir tudo em palavras, mudar de idéia, valorizar os pequenos atos e aproveitar os momentos e as pessoas que amamos.
  12. Tenha amigos: Viver rodeado de amigos faz bem a saúde, quem tem uma boa turma vive mais, adoece menos e não cai em depressão.
  13. Apague o cigarro: Existem vários programas que auxiliam fumantes a deixar o vício, o SUS mesmo oferece essa ajuda, mas se você quer parar sozinha, escolha um dia, marque na agenda jogue todos os cigarros fora e aumente a ingestão de alimentos de baixa caloria como palitos de cenoura e pedaços de gengibre, beba também mais água gelada para diminuir a vontade de fumar. Cortando o fumo você diminui os riscos de câncer, distúrbios do coração e doenças pulmonares.
  14. Use protetor solar diariamente: Para afastar o fantasma do câncer de pele e do envelhecimento precoce use todos os dias o filtro solar com o fator de proteção adequado ao seu tipo de pele.
  15. Diga Não: Se você está sobrecarregada e sem tempo para fazer suas coisas você provavelmente precisa aprender a palavrinha mágica, o não. Diga mais “nãos” no seu  dia-a-dia e delegue o máximo de tarefas que puder sem se sentir culpada, o estresse aumenta o risco de doenças do coração, dores e outros distúrbios. Aprenda a relaxar e abrir mão do impulso de fazer tudo sozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário