OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Para Emagrecer

Para Emagrecer

Há quem diga que faz de tudo para emagrecer e não consegue. De fato, se isso acontece é porque algo está errado. Emagrecer  é difícil, exige muito esforço e muita dedicação. Se você não tem nenhum problema de saúde, há algo errado que vem feito e que lhe impede de perder peso. Parece muito duro dizer isso, mas a relação é direta: seu corpo precisa gastar mais calorias que seu corpo ingere!O Site Mulher Digital criou uma lista de “coisas erradas” que faz com que você não emagreça. Chega de ficar pensando porque não emagrece. Para emagrecer já! Então, vamos lá! Leia a lista dos erros comuns na hora de emagrecer:
1. Não ser uma pessoa disciplinada. É preciso ser duro consigo mesmo! Ver e não comer! Comer apenas aquilo que esteja vinculado à sua reeducação alimentar! Nada de se dar o prazer do “bota fora” do fim de semana, churrascos e afins. É preciso negar alguns prazeres da mesa. Esqueça aquelas famosas frases: “- É só hoje!” “-Um dia só não engorda”.
2. Comer demais. Há quem diga que está comendo pouco e não emagrece. Isso não existe! Ou está comendo de maneira errada (muitas horas sem comer) ou comendo mais do que seu corpo precisa.
3. Não praticar exercícios físicos.  A redução de peso precisa deve ser associada ao exercício físico. Quando alguém reduz a alimentação, o corpo passa a economizar a queima de calorias como medida de proteção. Por isso, combinar reeducação alimentar e dieta são importantes.
4. Fazer dietas mirabolantes e excessivamente restritivas.  O melhor é escolher uma reeducação alimentar em que você organiza o que vai comer e come de tudo pouco, sem ser muito radical. Radicalismo em tudo na vida faz mal. Se você restringe tudo e acha que emagrecer é ficar comendo só alface, está enganado! Fazer dietas muito restritivas faz você enjoar da dieta e incorrer no risco de desistir. Ou ainda, pode fazer você devorar tudo que vê pela frente em um momento de estresse durante a realização da própria dieta.
5. Não inserir no cardápio fibras. Com certeza não comer frutas, legumes e folhas pode mandar o seu processo de emagrecimento pro espaço. Além de muitos nutrientes importantes para a sua saúde, as fibras contribuem para garantir a sensação de saciedade e torna a sua vida mais saudável.
6. Pular refeições. Há dois problemas em pular as refeições: primeiro: você pode ficar uma pessoa louca por comida, ter um descontrole por tanto tempo sem comer e sair por aí devorando tudo que vê na frente. Segundo: seu corpo começa a economizar energia e não queima calorias, consequentemente, fica sem perder peso. Os nutricionistas recomendam realizar no mínimo cinco refeições ao dia.
7. Beber pouca água. Quem quer emagrecer precisa beber muita água. Dois litros por dia. Hidrata, não tem calorias e, muitas vezes, ajuda a retardar a sensação de fome.
8. Beber bebida alcoólica em excesso. Se você está em processo de emagrecimento não deveria nem beber! Bebida alcoólica possui muita caloria! Exagero? Nada disso! Pelo menos nos três primeiros meses, tente ser firme e recuse bebidinhas!
9. Deleitar-se com doces. Depois não sabe por que não emagrece! Um bombomzinho só hoje, um docinho amanhã e quando vai colocar as calorias no papel, comeu horrores! Não há como emagrecer comendo doces. É o mesmo caso da bebida alcoólica! Pelo menos no início do processo de emagrecimento corte! Depois que seu corpo acostumar, coma com moderação, seguindo a recomendação nutricional.
10. Exagerar em sementes, castanhas e frutas secas. Isso mesmo! Tudo precisa estar de acordo com a quantidade recomendada nutricionalmente. Há aqueles que sentam e comem vários pacotes de castanha de caju ou no horário do lanche entre as refeições. Você acha porque é pequeno tem poucas calorias? Enganou-se! Você pode comer de tudo, mas deve seguir as quantidades!
11. Usar muito molho e azeite em excesso na salada. Não é porque você está comendo salada que vai conseguir emagrecer. Se você exagera nesses ingredientes (molhos, azeite, condimentos) provavelmente aumenta o teor de gordura da sua salada. Há aquelas pessoas que coloca vários queijos bem calóricos, tomate seco! Isso vira uma bomba de calorias. Opte por molhos feitos de iogurte, bem levinho.
12. Beber suco de frutas exageradamente. Isso mesmo! Suco de frutas é saudável! Muito melhor que refrigerante, mas não pode exagerar. Você já leu a quantidade de calorias de uma caixa de suco? Tudo precisa ser na quantidade recomendada.
13. Comer muita carne vermelha. Há pessoas que colocam apenas salada e enchem o resto do prato com carne! Não há como perder peso assim. Carne possui gordura. Se você come um pedaço recomendado na sua reeducação alimentar, tudo bem. Porém, se exagera, está ingerindo um alto teor de gordura. Preste atenção nisso!
14. Não ter horário para comer! Coma em horários estabelecidos! O sucesso da perda de peso e da reeducação alimentar depende em grande medida disso. Isso inclui não beliscar nenhum alimento fora do horário das alimentações! Isso disciplina o seu organismo a sentir fome próximo dos horários das refeições.
15. Deleitar-se com muita comida nos fins de semana! Com certeza isso afunda qualquer emagrecimento. A pessoa passa a semana toda fazendo reeducação alimentar. Tudo “nos conformes”, mas chega o fim de semana, come como nunca! Em primeiro lugar, a pessoa que faz isso nunca vai conseguir fazer uma reeducação alimentar porque possivelmente não se acostumará com a restrição de quantidade e com a mudança dos hábitos alimentares. Em segundo lugar, quando se come exageradamente no fim de semana, na segunda-feira, têm-se dificuldades de voltar para o processo de perda de peso. Isso pode trazer descuido com o processo e a pessoa desistir de continuar. Por isso é preciso segurar firme! Lembre-se: o seu corpo não sabe que é fim de semana!
http://www.mulherdigital.com/para-emagrecer/

Veja 5 maneiras de não sair da dieta nos fins de semana


Fonte: Terra.com.br
Segunda-feira é o dia mundial da dieta. Depois dos excessos do fim de semana, são comuns as promessas de maneirar no consumo de alimentos calóricos durante a semana. Mas também é sabido que poucos são os que mantêm a promessa, que geralmente é adiada para a próxima semana.
Pois especialistas afirmam que é possível manter a linha sem radicalizar, inclusive nos fins de semana, seguindo algumas regras simples. Confira cinco dicas listadas pela nutricionista Vanessa de Oliveira, da Clínica Onodera Estética, no Rio de Janeiro, para aliar diversão com corpinho em forma:
1) Happy hour com as amigas: "Invista em sucos de frutas, petiscos de queijo branco, sanduíche de ricota, crostine de tofu e canapé de vegetais", disse a nutricionista

2) Café da manhã na padaria: "Fuja das tentações e peça sucos de frutas com sanduíche natural ou quatro pães de queijo pequenos com suco de laranja."

3) Jantar com o namorado: "Para abrir o apetite, peça uma salada verde levemente temperada. Invista em um grelhado como prato principal, legumes gratinados como guarnição."

4) Cineminha: "Uma porção pequena de pipoca de manteiga está liberada. Mas, quem está disposta a resistir à tentação pode optar por chips de frutas ressecadas ou cookies integrais";

5) Ficar sem fazer nada em casa: "A melhor opção é fazer as seis refeições diárias, e equilibradas, pois assim não sentirá muita fome. Mas se quiser assaltar a geladeira, vá à gaveta de frutas e pegue as uvas, morangos, ameixas... Frutas que podem ser colocadas em pequenas porções que distraem a mente e mata a fome, enquanto você vê um filme ou assiste à novela". 
http://www.revistasuplementacao.com.br/?mode=materia&id=322

Nove dicas para a sua dieta funcionar de uma vez por todas

Publicado por Paula Schütze
Simulador de Caminhada
Fique em Forma p/ Verão. Simulador de Caminhada aqui com Frete Grátis*
Shoptime.com.br/Simulador_Caminhada
Kit Emagrecedor TonaLipo
Emagreça até 6kg em 1 mês. Até 6x sem Juros e Frete Grátis
www.vitanutrition.com.br/emagrecer

Entra semana, sai semana. Começa dieta, para dieta, retoma dieta. E se a sua dieta funcionasse de uma vez por todas e você nunca mais precisasse se preocupar em achar outra? É bom saber que o tipo da dieta não influencia tanto assim no resultado: é a nossa dedicação que faz toda a diferença. Confira aqui nove dicas para a sua dieta funcionar definitivamente – seja ela qual for.
1. Esqueça a fórmula mágica. Dieta da sopa, da lua, das famosas… nada disso adianta por muito tempo porque cada pessoa tem um organismo, reage de uma forma. Procure adquirir hábitos saudáveis que tenham a ver com seu estilo de vida. Comece buscando ajuda profissional de uma nutricionista e um professor de ginástica.
2. Use o bom senso. Dietas restritivas dão errado por causa disso: um belo dia você está comendo uma barra de chocolate inteira, no dia seguinte resolve nunca mais comer chocolate. A restrição só vai aumentar a sua vontade de comer chocolate.
3. Tenha paciência. 500 calorias a menos por dia significam uma perda de 370g por semana. Quem está muito acima do peso geralmente perde mais no começo, depois o processo é mais lento. Não desista.
4. Mexa-se! Não precisa se matricular na academia e malhar feito uma condenada nos primeiros dias – geralmente é assim que a gente desiste. Crie exercícios e metas que você consiga cumprir nas primeiras semanas, como por exemplo, caminhadas de 15 minutos por dia.
5. Musculação. Quando a gente corta calorias, acaba perdendo musculatura também. Sempre com a ajuda de um profissional, comece com séries simples de exercícios de musculação.


Americanas.com

www.Americanas.com.br Todo o site em até 12X sem juros. Confira, ofertas com frete grátis.

Revista Boa Forma

www.Assine.Abril.com.br/Boa_Forma Assine 1 Ano e Ganhe Mais 6 Meses. Assine 2 Anos e Ganhe Mais 1 Ano.

Linha Live Linhaça e Soja

www.linhalive.com.br Os melhores produtos em Soja e Linhaça Dourada. Melhore sua saúde!

Emagrecer

www.UvaRosa.com.br/+Emagrecer Descontos de até 90% nas melhores Clínicas de Estética da sua cidade!
6. Prepare-se psicologicamente. O velho jeito “gordinha” de pensar precisa ser deixado para trás se você quer perder muito peso. É preciso abrir mão de velhos hábitos, se necessário procure ajuda especializada, como de uma psicóloga.
7. Colaboração de todos os lados: amigos, namorado, marido. Deixe todo mundo saber que você está de dieta e participar de programas que ajudem a manter a sua meta. Vão sair para jantar? Procurem lugares com cardápio variado, ao invés de ir direto à pizzaria.
8. Organização. Lista de compras com tudo o que você precisará comer durante a semana, para não cair no erro de “comer o que tinha em casa”. Anotar tudo o que você come também ajuda a ver onde você anda exagerando.
9. Não desista. Estabeleça a meta e um compromisso com você mesma, com sua saúde, com seu bem-estar. Imagine-se mais magra – assim fica mais fácil resistir àquele delicioso pedaço de bolo que sorri pra você na padaria.
fonte: Bonde  foto: Meia Fina
 http://www.dasmariasblog.com/post/7163/nove-dicas-para-a-sua-dieta-funcionar-de-uma-vez-por-todas

Como cuidar da balança na dieta pós-páscoa


A Páscoa acabou, mas pra muita gente a tortura continua: aquele monte de chocolates espalhados pela casa são uma verdadeira tentação. Já que não dá pra fugir, como conviver com todo o chocolate sem prejudicar a sua alimentação pós- Páscoa? Confira seis dicas agora.
1. Distribua os chocolates. É um bom momento para assumir que você não vai conseguir comer todos os ovos que ganhou, então divida com amigos, colegas de trabalho, familiares. E lembre também de quem não ganha tanto chocolate assim: sua faxineira, o porteiro do prédio, o zelador do escritório.
2. Não exagere. Como falamos aqui, 30g por dia é a quantidade ideal de chocolate para matar a vontade sem prejudicar a dieta. Nada de ficar beliscando aquele ovo número 30 a tarde toda. Você pode determinar o “horário do docinho” para comer sua cota diária de chocolate.
3. Deixe o chocolate guardado. Quem consegue conviver com um ovo de Páscoa lindo, sorrindo pra você o dia todo na mesa do escritório, por exemplo? Não deixe os chocolates no seu campo de visão.
4. Não tente enganar a si mesma. Sabe a história do “só mais um pedacinho”? É assim que você acaba comendo um ovo inteiro em dois dias.
5. Comece a academia, de uma vez por todas. Já estamos no final de abril, se você protelou a atividade física até agora, é um bom momento pra começar.
6. Alimentação regulada. As cinco refeições diárias, com intervalos de 3 horas entre cada uma, é fundamental para que a sua dose diária de chocolate não afete a balança.
fonte: Bonde  foto: Soninha
http://www.dasmariasblog.com/post/7379/como-cuidar-da-balanca-na-dieta-pos-pascoa
Saiba como nosso 'Relógio Biológico' pode ajudar na ação dos Cosméticos durante o sono
Publicado por Renata Fraia
drenacell valmariVocê já deve ter ouvido falar em relógio biológico, mas sabe o que ele é exatamente? “O corpo possui uma lógica natural que o prepara para a vigília durante o dia e o repouso à noite, como as variações na produção do hormônio cortisol ao longo do dia, e a produção do hormônio melatonina na ausência de luz”, explica o neurologista e especialista em medicina do sono do Hospital das Clínicas da USP, Flávio Alóe. E completa, “A pessoa que fica acordada e exposta à luz durante a noite força seu organismo a alterar o ritmo natural, regido pelo chamado ciclo circadiano.
Respeitar este relógio faz bem á saúde e à beleza. Estudos recentes mostram que durante a noite ocorre um aumento do metabolismo celular da pele. A capacidade de renovação celular e absorção de nutrientes pela pele aumenta devido à ação de mediadores do crescimento e à dilatação dos vasos sanguíneos. Além disso, a circulação sanguínea na face diminui o que contribui para que os produtos ajam nos locais onde são aplicados.
Além das mudanças metabólicas, outro ponto a favor da utilização dos cosméticos à noite é a diminuição da interferência dos fatores externos, como luz (principalmente os ácidos e os despigmentantes), poluição e vento. Aliás, a utilização dos ácidos talvez seja o tratamento mais beneficiado já que não se deve utilizá-los sob luz natural ou artificial, podendo provocar queimaduras. São eles: retinóico, glicóico, hialurônico, mandélico e láctico Entre os despigmentantes temos o ácido kójico e a hidroquinona e vitamina C que oxida em contato com a luz.
Os cabelos também se beneficiam, já que você pode besuntar seus cabelos - com exceção do couro cabeludo -, sem se preocupar com a aparência.
Com base nisso, a indústria cosmética desenvolve, cada vez mais, produtos para serem usados durante o sono. A Valmari, por exemplo, preparou para apresentar na Beauty Fair que ocorrerá entre 29 de agosto e 01 de Setembro de 2009 a linha Cronobiologia Ativa Corpo. Destaque para o Drenacell Creme - Formulado de acordo com o bio ritmo corporal, é aplicado em massagem drenante. O ingrediente ativo é o Bodyfit, que contém Glaucine, uma planta que inibe a formação de células de gordura. O produto, que deve ser utilizado à noite, é enriquecido com cavalinha, castanha da Índia e camomila, que eliminam toxinas, e silício orgânico, um restaurador natural;

nutriskin Valmari
Já o Nutriskin Creme, indicado para a nutrição noturna da pele é um energizante celular e estimulador da mitose. Contém Cronodyn, um agente cronoregulador; padina pavônica e toniskin, firmadores; e trealose, que promove uma hidratação vetorizada da pele
Abaixo veja uma lista com alguns cosméticos que lhe trarão maiores benefícios se forem utilizados à noite, pra você anotar e conferir nas perfumarias, drogarias e supermercados.
Para o cabelo:
  • Hidratante novex da Embelleze;
  • Hidratante Capilar para a noite da botânica;
  • Tratamento nutritivo Elseve, da Lóreal Paris;
  • Creme para cabelos rebeldes da Lóreal Professional;
  • Creme para revitalização pós-química da Natura.
Para o rosto:
Para o corpo:
  • Redutor de celulite da Vichy;
  • Gel para peeling do Spa da Pele;
  • Hidratante corporal da Natura;
  • Óleo reparador para unhas da Risqué
Fonte: Beauty Fair e SBPC Fotos: Valmari e Beauty Fair 
 http://www.dasmariasblog.com/post/1396/saiba-como-nosso-relogio-biologico-pode-ajudar-na-acao-dos-cosmeticos-durante-o-sono

Porque é difícil perder peso?

Se você não está conseguindo perder peso mesmo seguindo dietas e realizando atividades físicas, saiba porque isso pode estar acontecendo e aprenda como perder peso da forma correta.
Perder peso
Perder peso
Talvez você não tenha firmado um compromisso sério para uma mais vida saudável. As pessoas precisam entender que um estilo de vida saudável é algo que precisa ser parte de sua vida, especialmente se você quiser ver o sucesso da perda de peso. Então, se você não firmar um compromisso em tempo integral para mudar, isso pode ser uma das razões pelas quais você não verá resultados positivos.
É muito importante estar atento e não adotar as famosas dietas milagrosas, pois elas podem colocar a sua saúde em risco. Essas estratégias milagrosas pode restringir a ingestão de nutrientes que seu corpo precisa, e isso é um grande obstáculo para o sucesso a longo prazo da perda de peso. As pessoas precisam de uma dieta bem equilibrada, consumindo também gorduras saudáveis ​​e carboidratos para o corpo funcionar corretamente.
A chave para um treino eficaz é a formação equilibrada. Isto significa incorporar atividades físicas em sua rotina e não realizar “maratonas” a cada dois meses. O acompanhamento de um profissional pode ser muito útil, indicando os excercícios adequados, o que irá promover uma perda de peso mais rápida e eficaz.
 http://sintomasedicas.com/porque-e-dificil-perder-peso/



 
10 passos para uma alimentação saudável
1) Estabeleça horários para as refeições, distribuindo-as em 5 a 6 refeições por dia.

2) Consuma variados tipos de legumes, verduras e frutas. Use sempre aqueles de coloração intensa, como os verde-escuros e amarelos.

3) Escolha alimentos ricos em fibras: verduras, frutas e legumes, leguminosas (feijões), cereais integrais como arroz, pão e farinhas (aveia, trigo etc.).

4) Evite os alimentos ricos em açúcares, como doces, refrigerantes, chocolates, balas e outras guloseimas.

5) Consuma pouco sal de cozinha. Evite alto teor de sal, temperos prontos e alimentos industrializados. Prefira ervas (salsa, coentro, cebolinha e orégano), especiarias e limão para tornar as refeições mais saborosas.

6) Diminua o consumo de gordura:
- diminua a quantidade de manteiga e margarina que você consome;
- evite frituras e alimentos industrializados que contêm gordura vegetal hidrogenada entre seus ingredientes (leia no rótulo dos alimentos);
- dê preferência para: leite desnatado, queijos brancos (ricota, frescal), carnes magras (frango, peixe) e alimentos preparados com pouco óleo e gordura.

7) Evite fumo e bebidas alcoólicas.

8) Beba água!

9) Mantenha um peso saudável. O ideal é um Índice de Massa Corporal (IMC) entre 18,5 e 24,9. O IMC é calculado da seguinte forma: peso (em Kg) dividido pela altura (em metros) ao quadrado.
IMC = peso / altura 2

10) Tenha uma alimentação saudável e uma atividade física moderada e regular. Assim você terá um peso adequado, que também é importante para o controle do diabetes e da hipertensão.
FONTE: Ministério da Saúde – Plano Nacional de Ação Integral à Hipertensão e Diabetes Mellitus

Nenhum comentário:

Postar um comentário